Passeio até as Comunidades de Tapuio e Marcelino

As margens do Rio Preguiça abrigam muitas comunidades ribeirinhas, que possuem costumes e tradições especiais. Duas delas se organizaram para receber visitantes e conhecer mais do seu estilo de vida.

Tapuio é uma dessas comunidades, que possui uma natureza única e uma atmosfera bastante rústica, o que encanta qualquer visitante. Também é onde está uma das praias mais gostosas para relaxar em banhos refrescantes às margens do rio.

Há duas formas de chegar até Tapuio: passeio tradicional com lancha ou com o passeio de canoa. Amboas saem de Barreirinhas e percorrem o rio Preguiça até o povoado.

Em Tapuio você poderá curtir um demorado banho de rio, além de tomar um suco das frutas locais ou uma cerveja geladinha e degustar pratos regionais e petiscos a um preço bem convidativo.

No passeio há uma parada na Casa de Farinha da Dona Maria José. Aqui você conhece o processo de fabricação deste alimento, desde a colheita da mandioca até a torragem no forno a lenha. A técnica foi herdada dos primeiros habitantes dessa região, os índios da tribo Tapuio, sendo mantida até hoje pelos moradores.

Seguindo o passeio, geralmente de lancha, mais 40 minutos pelo rio você chega ao povoado de Marcelino, onde você irá conhecer o processo de produção de artesanato com a fibra do buriti - uma palmeira típica e abundante na nossa região. Da fibra do buriti retira-se o linho que ganha cores incríveis quando tingidos com urucum ou açafrão, sendo secado ao sol por mais de 5 horas. O resultado são peças de decoração, bolsas, chapéus, colares, flores e objetos de cozinha lindos, que você pode ver e comprar na casa dos artesãos.

O turismo de experiência é super recomendado para quem adora conhecer a fundo as regiões que visita, valorizando o contato com a população local, seus hábitos, tradições e cultura.

Então já sabe: essa é a programação ideal para aquela manhã ou tarde livre. 


Vamos juntos ter uma vivência única e bem regional?


Fotos da Casa de Farinha: Agência de Notícias do IBGE e MA10.
Fotos de Marcelino: Vale dos Lençóis.

Vem pro Z18